quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UPP da Mangueira fecha cinturão de segurança na zona norte:

Implantada oficialmente na tarde desta quinta-feira (3), a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do morro da Mangueira, na zona norte do Rio, fecha o chamado cinturão de segurança no entorno do estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014, até o centro da cidade.

Além da Mangueira, outras 11 UPPs já haviam sido implantadas na região: São João, Matriz e Quieto, no Engenho Novo; Macacos, em Vila Isabel; São Carlos, no Estácio; Coroa, Fallet e Fogueteiro, entre Catumbi e Santa Teresa; Prazeres, em Santa Teresa; Andaraí; Turano, Salgueiro, Formiga e Borel, na Tijuca; e Providência, no centro.

Com a implantação da 18ª UPP, 315 mil pessoas passam a ser beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão, indiretamente, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.  Ao todo, 403 policiais – 385 recém-formados, 15 policiais mais experientes e três oficiais – vão trabalhar na unidade.

A região da zona sul, onde se concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade, que vai receber os visitantes para a Copa e a Olimpíada de 2016, também já foi contemplada pelas UPPs. Favelas de Ipanema, Copacabana, Leme e Botafogo já estão pacificadas. Faltam apenas as favelas da Rocinha e do Vidigal, em São Conrado.

A expectativa agora é de que seja implantada UPP no Complexo da Maré, onde o Bope vai instalar o seu novo batalhão e onde faz operações diárias há pelo menos duas semanas. As favelas da região também têm localização estratégica, já que são cortadas pela avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela, as mais importantes da cidade.

O complexo da Mangueira compreende as favelas de Mangueira, Telégrafo, Candelária, Vila Miséria e Bartolomeu Gusmão. Do outro lado do morro, em São Cristóvão, estão as comunidades do Tuiuti, Marechal Jardim e Parque dos Mineiros. O Instituto Pereira Passos estima que 20 mil pessoas morem nessas regiões.
Chefe do tráfico preso no Paraguai

De acordo com o governador Sérgio Cabral, além da implantação da UPP, os moradores também terão acesso a pacotes de TV por assinatura com 40 canais a preços mais acessíveis, os mesmos que já são oferecidos nos complexos da Penha e do Alemão.

Quando foi invadida pelo Bope, em junho, foram apreendidos aproximadamente 2.500 papelotes de cocaína, 35 kg de maconha, mais de 1.300 pedras de crack e recuperados mais de 30 carros roubados. A ação aconteceu sem confronto com traficantes.

No último dia 19, o traficante Polegar, apontado como chefe do tráfico na Mangueira, foi preso no Paraguai. Sob forte escolta da polícia federal, ele chegou ao Rio dois dias depois e ficou preso na penitenciária de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste, até ser transferido para o presídio federal de Rondônia, no sábado


Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário