domingo, 8 de janeiro de 2012

Bloco da paz toma o Tuiuti:


Olha a UPP no samba aí gente! A Unidade de Polícia Pacificadora da Mangueira, na Zona Norte, acaba de criar o Bloco do Tuiuti, favela vizinha à comunidade ‘verde e rosa’ e protegida pelo mesmo contingente militar. O grupo sairá no dia 11 de fevereiro, um sábado antes da semana oficial de Momo. Idealizado pelo soldado-músico Igor Gomes, 23, o bloco ‘da paz’ vai desfilar pelas ruas do alto do Morro do Tuiuti, com direito a carro de som e até abadá patrocinados por uma empresa.
“Contaremos com uns 300 foliões, entre eles uns 50 policiais militares da UPP”, calcula Gomes, otimista. Formado em música pela Escola Villa Lobos, o soldado, que nas horas vagas faz shows de MPB em bares, conta que a ideia do bloco surgiu no Projeto Sol da Paz, onde 50 jovens do Tuiuti aprendem a tocar violão e cavaquinho. “Os ensaios (do bloco) estão começando e as crianças são as mais empolgadas”, garante.

O bloco, que também pretende recrutar e arrastar para a folia moradores da Mangueira, já ganhou até samba enredo, intitulado Sonho de Paz e composto pelo próprio Igor Gomes. “É Carnaval no Tuiuti, venha sonhar, se divertir. Esse clima tá legal, com inclusão cultural, segurança social...O povo, a mudança aceitou. E hoje, o meu Rio de Janeiro é exemplo para o mundo inteiro. Paz, respeito e moral”, diz um trecho do samba.

Há apenas um ano na PM, Gomes, que deixou para trás a carreira de Engenharia Química e diz só ter disparado tiros em treinamentos, ressalta que a letra reflete o “ótimo clima entre os moradores e a UPP”. “Não é nenhuma forçação de barra”, garante.

Os moradores, que por décadas viveram sob o domínio da facção criminosa Comando Vermelho (CV), estão entusiasmados. “É a primeira vez que vou sair num bloco”, comenta Marilene Oliveira, 52 anos. “Vamos mostrar que temos talentos, alegrias e que a violência faz parte de outros carnavais”, completa a diretora da associação de moradores, Damiana Diniz.

Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário